O NATIMORTO

Home / / O NATIMORTO

Release

A peça O NATIMORTO – um Musical Silencioso, baseada no segundo romance de Lourenço Mutarelli (de O Cheiro do Ralo). A ação se concentra num quarto de hotel onde dois personagens – um homem e uma mulher – confrontam sua própria solidão. É a história de amor entre um agente de talentos obcecado pelas fotos impressas no verso dos maços de cigarro (Nilton Bicudo), que não consegue agir, e uma cantora promissora, mas sem voz (Maria Manoella).

A partir dessa situação insólita, Lourenço Mutarelli – cartunista premiado e um dos escritores “malditos” da nova geração – extrai um enredo recheado de humor cáustico, agilidade dramática e surpresa. O elenco também traz Martha Nowill no papel da mulher do agente, todos sob a direção de Mário Bortolotto.

O texto “O Natimorto”, de Lourenço Mutarelli, chegou ao conhecimento da atriz Maria Manoella em 2005, por meio do diretor de cinema Heitor Dhalia, que já havia feito um filme (“Nina”), utilizavando desenhos do escritor. Na época, Dhalia preparava a filmagem de “O Cheiro do Ralo”, baseado em um romance de Mutarelli. Em 2006, o autor foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Texto Teatral por “O Que Você Foi Quando Era Criança”. Lendo “O Natimorto”, Maria Manoella logo identificou a forte vocação da história para ser levada ao teatro.

Sobre a encenação
Focalizando as atitudes viciadas do cotidiano, a encenação de O Natimorto visa ressaltar a linguagem original e destacar o tom próprio do “cartoon”, que caracteriza a literatura de Lourenço Mutarelli. De acordo com Maria Manoella, “o objetivo principal da encenação é explorar as múltiplas potencialidades de um texto que trafega entre as várias mídias (romance, quadrinhos, cinema, teatro, música), num apelo à comunicação possível num mundo onde, apesar de abundância de meios, todo diálogo parece truncado e mudo”.

Ainda segundo a atriz Maria Manoella, “a idéia é levar ao palco a obra ainda fresca de um autor jovem e vigoroso, que trata de temas eternos sob um prisma contemporâneo. O amor, a solidão, a dependência, a frustração aparecem como um jogo desconcertante de imagens e palavras”.

Ficha Técnica

Texto: Lourenço Mutarelli
Adaptação e Direção: Mario Bortolotto
Elenco: Maria Manoella, Martha Nowill e Nilton Bicudo

Clipping

Start typing and press Enter to search

Canon 5D IIIfoto